sábado, 14 de abril de 2012

Caça às Bruxas

Um filme de Dominic Sena. Com Nicholas Cage, Ron Perlman. 
Tive muitas decpções ao ver este filme. Não recomendo, mesmo!
 


O filme se passa na época das Cruzadas, e da Inquisição. Quando feitiçeiras, e até mulheres comuns, eram queimadas na fogueira consideradas de serem adoradoras do Demônio, por praticarem feitiçaria. E algumas nem praticavam.

A história conta sobre Behmen, um cavaleiro que lutou nas Cruzadas por vários anos. E que perdeu a fé na Igreja, ao ver que não havia salvação a ninguém. Ele e seu escudeiro Felson vão até um vilarejo onde recebem ordens de encaminhar uma jovem considerada como bruxa até um monastério distante.

Este é o tipo de filme que eu esperava nos fazer refletir sobre aquelas mulheres queimadas, ou sobre aquelas bruxas obrigadas a pagarem com a morte sobre algo que era apenas a religião delas. Mas creio ter me enganado profundamente. Pois o filme pega esse tema sobre bruxas e joga no mato.

Eles, na verdade, alimentam o cristianismo. Fazendo a fé em Deus "salvá-los" no final do filme. Eu que pensei que eles mudariam essa visão de que todos aqueles que desacreditam em Deus podem nem sempre ser maus por causa disso.

O filme foi uma tremenda ofensa para as bruxas, do passado e do presente, e para as mulheres queimadas. Aquelas mulheres que tiveram que engolir os dogmas, o sofrimento, a culpa... Para no fim morrerem na fogueira. Deixando seus filhos, pais e maridos acreditarem que elas eram algum tipo de demônio terrível e sanguinário.

Eu queria que um dia alguem pensasse a favor dessas mulheres. Pois foram feitos inúmeros livros, inúmeros filmes gritando em defesa delas. Mas no final, um filme como esse, fica muito mais famoso. Assim como todo filme que alimenta as crenças cristãs fica.

Então essa é minha crítica. E quero que essa crítica não te faça pensar apenas no quanto ruim é esse filme. Mas quero que um dia pare e pense nessas mulheres. As bruxas e as que não eram bruxas. E pense se valeu a pena ter uma religião tão soberana, que é o cristianismo. Valeu a pena elas morrerem na fogueira? O mundo está salvo por causa disso? Pense nisso.

Meus sinceros abraços a você e às bruxas de todo o mundo,
Morgana

Nenhum comentário:

Postar um comentário